O PROJETO APRENDIZAGEM - Subcoordenação de Silma Alves de Oliveira

25/04/2011 14:28

               O Projeto Aprendizagem  é  um  projeto da  Superintendência do Ensino Fundamental, que  orienta  e

acompanha  os  Coordenadores  Pedagógicos  (vice-diretores)  das  Unidades  Escolares,  tendo  como objetivo  o

fortalecimento do trabalho pedagógico em cada sala de aula. Sabe-se que  o trabalho do professor  é determinante

no sucesso do aluno. A intervenção no processo de aprendizagem deve ser feita através de ações planejadas com

foco nas necessidades de cada aluno.

               A  finalidade  maior  de  nosso  trabalho  é  a  leitura,  a  escrita   e   o  raciocínio   lógico.   Por   isso  o

acompanhamento  pedagógico  e  gerencial  não  foi  alterado,  continua  com  a  meta de  95%  de aprovação com

qualidade  e   com   os   instrumentos  do  acompanhamento (quadro  de  enturmação,  acompanhamento  mensal,

bimestral...).

               É  necessário  que  os  Coordenadores  Pedagógicos  das  Unidades Escolares e os professores, fiquem

“cientes”  e  “conscientes”  da importância da coleta de dados e dos registros das observações, desde os primeiros

dias de aula, para que entendam a funcionalidade de cada instrumento.

               Ficha de Gerenciamento Mensal do 1º ao 5º ano: coleta informações diárias sobre cada aluno quanto

às  faltas,  a  leitura  de  livros  e  seu  desempenho  na  aquisição  das habilidades em leitura e escrita,  a partir da

observação diária, permitindo ao professor acompanhar a evolução da aprendizagem individual. No final do mês esta

ficha é entregue ao coordenador (vice-diretor) da UE, no qual o coordenador preenche outra ficha  de Gerenciamento

consolidando todas as informações coletadas das turmas pelos professores, enviando-a para a SRE até o dia 05 do

mês subseqüente para ser inserido até dia 10 no SIIGNET(Intranet da S.E.E.).

               A  ficha  do  Resumo da Avaliação Bimestral  é  preenchida  pelo  coordenador (vice-diretor)  da  U.E.,

coletando as informações de todas as turmas e enviando para a SRE até dia 05 para ser digitados no SIIGNET.

               É  feito  também  o Relatório Bimestral após  as  visitas  e  análises da equipe da SRE nas UEs e nos

municípios onde poderá ser identificado as maiores dificuldades  encontradas  na  UE  e as intervenções sugeridas

pela mesma. Este documento é digitado no SIIGNET também.

               O Quadro de Enturmação  é uma ficha preenchida pelo professor e coordenador da UE, feita no  início

do ano, a qual informa dados como: data de nascimento, situação escolar do ano anterior e outros.

               A ficha do  Diagnóstico Final  é a consolidação dos resultados de todas as  turmas  e  enviado  a SRE

para serem digitados no SIIGNET no final do ano.

               A coleta e a inserção de dados é apenas o primeiro passo para o  acompanhamento  sistematizado  de

cada turma.  É  necessário  utilizar  os  dados  para  planejar  intervenções  e  tomar  decisões,  garantindo  assim,

melhor qualidade  da  aprendizagem.  A  partir desses dados, deve-se elaborar planos de intervenções necessárias

corrigindo eventuais problemas pedagógicos, para melhorias no desempenho dos professores e alunos e, também,

a superação das dificuldades detectadas.

               As ações colocadas em prática de acordo com a coleta de dados da SRE de Mineiros, pelos resultados

obtidos em 2010, estão sendo feitas com as visitas nas UEs e os Relatórios das necessidades  e dificuldades

de cada  Escola.  Também  foi  feita   reunião  com  os   coordenadores  das  UEs   para   trabalharem  melhor  as

Progressões Parciais.

 

                                                                Silma Alves de Oliveira

                                         Subcoordenadora de 1º ao 9º ano do Ensino Fudamental

                                               Subsecretaria Regional de Educação de Mineiros