Coordenação Pedagógica

Fala da Coordenadora Pedagógica da Subsecretaria Regional de Educação de Mineiros

07/04/2011 08:52

     

    É consenso no  domínio intelectual  que coordenar é dispor, segundo certa ordem e método, sobre o  processo

organizacional de uma determinada instituição. É, sobretudo, orientar, interligar, conectar...

    O  Coordenar Pedagógico,  embora diferenciado, também está  focado na  organização  da escola,  de  forma

conectada, atuando na observação do processo e gerando projetos inovadores que atendam os requisitos básicos

da dinâmica da instituição educacional. Sem delongas, não erramos ao  afirmar que  ela é a  prática do  processo

educativo. É o como agimos diante dele.

    Entre as muitas constatações que a vida tem me oferecido a partir de minhas experiências no contexto escolar,

uma tem sido de especial valor para meu crescimento: não existe rotina! Por mais organizados  e conectados  que

estejamos, estamos  sempre  diante  de  situações inusitadas... Tarefa nada  fácil, eu sei, mas ninguém  pode me

contestar: essa dinâmica é que nos faz superar até as nossas próprias expectativas.

    Confesso que, quando fui convidada para assumir essa função, fiquei envaidecida com a possibilidade de estar à

frente do processo educacional da  minha cidade !  Tenho  consciência  da  minha  capacidade  para  o  cargo  que

assumi, pois o meu  currículo  assim comprova.  Gosto  de  desafios  e  sei  que  superá-los  nós  faz  crescer.  As

experiências que tenho e as que se somarão a elas, a partir de agora, na certa farão bem para meu espírito

realizador.

    Desde que iniciei minhas atividades na Subsecretaria, tenho ouvido  do Governador Marconi Perillo, do Secretário

da  Educação  Thiago Peixoto e dos  Superintendentes  ligados  à  área  que o  foco  das  ações  do  governo  é no

P E D A G Ó G I C O :  o  aprendizado  do  aluno  é o mais importante. Com essa visão, sinto que posso fazer algo

mais, não somente para a minha ou as minhas salas de aula, mas para a Educação da nossa  Regional  como  um

todo.

    Sempre ansiei contribuir, de forma efetiva, para que a  educação  consiga  implantar  um  projeto  que  favoreça a

inovação  que  lhe  é  necessária  e  me  questiono:     “O que impede a escola de tirar das gavetas seus projetos e

efetivá-los?”  Eu sei e você também! Só pessoas podem transformar a inércia em ação.  Só uma equipe dedicada e

motivada, com disposição para  “aprender a aprender”, tem consciência de que  “Ninguém educa ninguém, ninguém

educa  a si  mesmo,  os homens se educam entre si,  mediatizados  pelo mundo.”  (Paulo Freire - Pedagogia do

Oprimido).

    Tenho me esforçado para fazer meu trabalho de forma eficiente, com seriedade e  humildade,  sempre  ciente  de

que amanhã estarei em sala de aula, sob a coordenação de algum colega.  Isso me  faz traçar um caminho no qual

minhas  ações e  reações tendem  a reconhecer no outro a virtude, o esforço, a dedicação, tentando sempre passar

para a minha equipe que nunca devemos esquecer da realidade da sala de aula.

    Busco, também, me sentir como se estivesse com um pé na Subsecretaria, coordenando o processo, e outro na

escola, com os estudantes,  sempre me lembrando dos desafios diários que o professor encontra nas salas que ele

percorre o dia inteiro.

    Espero que cada um,  educador ou não,  que  visitar  nosso espaço,  possa aprender conosco e contribuir com o

nosso trabalho, cotizando, assim, para  a transformação da sociedade, pois, como diz  Paulo Freire,  “A  Educação

sozinha não transforma a sociedade; sem ela, tampouco, a sociedade muda.”

 Profª Fabíola de Alencar Novais

Coordenadora Pedagógica S.R.E.Mineiros