Coordenação Pedagógica
Fala da Coordenadora Pedagógica da Subsecretaria Regional de Educação de Mineiros
07/04/2011 08:52
É consenso no domínio intelectual que coordenar é dispor, segundo certa ordem e método, sobre o processo
organizacional de uma determinada instituição. É, sobretudo, orientar, interligar, conectar...
O Coordenar Pedagógico, embora diferenciado, também está focado na organização da escola, de forma
conectada, atuando na observação do processo e gerando projetos inovadores que atendam os requisitos básicos
da dinâmica da instituição educacional. Sem delongas, não erramos ao afirmar que ela é a prática do processo
educativo. É o como agimos diante dele.
Entre as muitas constatações que a vida tem me oferecido a partir de minhas experiências no contexto escolar,
uma tem sido de especial valor para meu crescimento: não existe rotina! Por mais organizados e conectados que
estejamos, estamos sempre diante de situações inusitadas... Tarefa nada fácil, eu sei, mas ninguém pode me
contestar: essa dinâmica é que nos faz superar até as nossas próprias expectativas.
Confesso que, quando fui convidada para assumir essa função, fiquei envaidecida com a possibilidade de estar à
frente do processo educacional da minha cidade ! Tenho consciência da minha capacidade para o cargo que
assumi, pois o meu currículo assim comprova. Gosto de desafios e sei que superá-los nós faz crescer. As
experiências que tenho e as que se somarão a elas, a partir de agora, na certa farão bem para meu espírito
realizador.
Desde que iniciei minhas atividades na Subsecretaria, tenho ouvido do Governador Marconi Perillo, do Secretário
da Educação Thiago Peixoto e dos Superintendentes ligados à área que o foco das ações do governo é no
P E D A G Ó G I C O : o aprendizado do aluno é o mais importante. Com essa visão, sinto que posso fazer algo
mais, não somente para a minha ou as minhas salas de aula, mas para a Educação da nossa Regional como um
todo.
Sempre ansiei contribuir, de forma efetiva, para que a educação consiga implantar um projeto que favoreça a
inovação que lhe é necessária e me questiono: “O que impede a escola de tirar das gavetas seus projetos e
efetivá-los?” Eu sei e você também! Só pessoas podem transformar a inércia em ação. Só uma equipe dedicada e
motivada, com disposição para “aprender a aprender”, tem consciência de que “Ninguém educa ninguém, ninguém
educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” (Paulo Freire - Pedagogia do
Oprimido).
Tenho me esforçado para fazer meu trabalho de forma eficiente, com seriedade e humildade, sempre ciente de
que amanhã estarei em sala de aula, sob a coordenação de algum colega. Isso me faz traçar um caminho no qual
minhas ações e reações tendem a reconhecer no outro a virtude, o esforço, a dedicação, tentando sempre passar
para a minha equipe que nunca devemos esquecer da realidade da sala de aula.
Busco, também, me sentir como se estivesse com um pé na Subsecretaria, coordenando o processo, e outro na
escola, com os estudantes, sempre me lembrando dos desafios diários que o professor encontra nas salas que ele
percorre o dia inteiro.
Espero que cada um, educador ou não, que visitar nosso espaço, possa aprender conosco e contribuir com o
nosso trabalho, cotizando, assim, para a transformação da sociedade, pois, como diz Paulo Freire, “A Educação
sozinha não transforma a sociedade; sem ela, tampouco, a sociedade muda.”
Profª Fabíola de Alencar Novais
Coordenadora Pedagógica S.R.E.Mineiros