Bolsa Futuro reabre inscrições dia 06/03/2012
A segunda fase de inscrições de alunos começa na próxima terça-feira, dia 6. Nessa segunda fase de inscrições, a Sectec dará prioridade para os goianos integrantes de famílias com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Além do curso gratuito, assim como ocorreu na primeira fase, o público-alvo da nova rodada de inscrições também receberá os R$ 75,00 por mês de incentivo financeiro durante o curso. Apesar da prioridade para essas famílias, o Bolsa Futuro também vem recebendo as inscrições de beneficiários do Renda Cidadã e do Bolsa Família na nova rodada de pedidos de matrícula.
As inscrições vão até dia 30 de março e são destinadas ao preenchimento das 50 mil vagas destinadas às famílias de baixa renda. Entre os dias 16 de dezembro do ano passado e o último dia 16 de fevereiro, as inscrições foram destinadas exclusivamente aos cidadãos goianos integrantes das famílias beneficiárias do Renda Cidadã e do Bolsa Família. O secretário de Ciência e Tecnologia Mauro Faiad disse que o Governo de Goiás está atuando para garantir que todos os goianos matriculados sejam encaminhados para os cursos mesmo nos municípios onde o número de inscrições superou o número da vagas previstas.
“Nossa meta é garantir que todos os alunos matriculados frequentem as aulas e garantam sua qualificação profissional”, afirmou Mauro Faiad. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, a meta do Bolsa Futuro é colocar Goiás entre os Estados com os maiores índices de qualificação profissional, “garantindo para os goianos os melhores empregos e salários e, portanto, melhoria da renda e da vida das famílias dos cidadãos qualificados” pelo programa.
CURSOS
Os cursos Bolsa Futuro são: técnico de vendas; secretariado e rotinas administrativas; recepção de hotel e atendente de bar; reprodução animal e produtividade do gado bovino leiteiro; técnicas agrícolas; destilador de álcool; cuidador de idosos e crianças; porteiro e zelador; básico em eletricista e encanador; e caldeireiro. A carga horária semanal do curso será de 12 horas-aula semanais, 8 a distância (modelo Ensino a Distância, EaD), via internet, e 4 presenciais. As aulas via internet serão oferecidas por meio do site do programa. As 4 horas-aulas presenciais serão feitas em um dos polos do Bolsa Futuro.
Para se inscrever, os cidadãos interessados devem ter a partir de 16 anos de idade e o 5º ano do ensino fundamental completo. A matrícula garante para o aluno um incentivo financeiro de R$ 75,00 por mês. Os alunos com nota final média acima de 8 pontos (numa escala de 0 a 10) receberão mais um mês de incentivo financeiro extra. Ao final do curso, a Sectec inserirá a relação de alunos e sua classificação num cadastro de trabalhadores qualificados, que será levado ao conhecimento das empresas de todo o Estado.
Outras 20 mil vagas de qualificação profissional terão as inscrições abertas em junho. Elas serão destinadas a todos os goianos, independentemente do nível de renda. Os cursos serão gratuitos, sem incentivo financeiro, ofertados nos 52 municípios onde há polos do Bolsa Futuro.
Também em 2012, outros 80 mil goianos serão qualificados gratuitamente em mais de 60 cursos no âmbito do Bolsa Futuro, por meio dos Centros de Educação Profissional (CEPs) e Unidades Descentralizadas de Educação Profissional (Udeps) distribuídos pelo Estado. No total, o Governo de Goiás vai qualificar 150 mil goianos em 2012 e meio milhão até o final de 2014.