ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

04/05/2011 14:15

        O Brasil é considerado um país em transição nutricional em razão dos recentes aumentos na prevalência de

doenças crônicas, como, por exemplo, a obesidade. A escola tem desempenhado papel fundamental na formação

dos hábitos de vida dos estudantes, sendo responsável não  só  pelo conteúdo  educativo  global,  como  também

pelas informações relacionadas ao ponto de vista nutricional.

        Embora a alimentação escolar esteja relacionada à própria educação, o conceito de merenda escolar evoluiu

e deixou de ser apenas um rápido lanche oferecido aos alunos da escola pública.

        Uma  alimentação  escolar  de  qualidade  é  um  instrumento  fundamental  para  a  recuperação  de hábitos

alimentares  saudáveis  e,  sobretudo,  para a promoção  da  segurança  alimentar das crianças e jovens do Brasil. 

Promover  uma  alimentação  escolar  de  qualidade  é trabalhar por uma melhor educação pública no país,  porque

bons  níveis  educacionais  também  são  resultados  de alunos bem alimentados e aptos a desenvolver todo o seu

potencial  de  aprendizagem.  Uma merenda  saudável  e nutritiva  é  base   para  o  crescimento das gerações que

construirão o futuro deste país.

        O direito à alimentação escolar para todos os alunos do Ensino Fundamental foi assegurado em 1988, com a

promulgação da  última Constituição Federal (Incisos IV e VII do artigo 208 da Constituição Federal). Depois, foram

integrados  ao  Programa  Nacional de Alimentação Escolar os alunos da pré-escola e creches da rede municipal e

conveniada.

        A  alimentação,  como necessidade  básica  do  ser  humano, pressupõe o direito de acesso ao alimento e a

formação de hábitos alimentares e estilo de vida saudável.

        A  qualidade   de   vida,   atualmente,   é   influenciada   por  várias  condições,  entre  elas, pela alimentação

nutricionalmente adequada, importante desde que nascemos.

        Hoje se sabe que se tivermos uma alimentação adequada na infância, podemos nos prevenir de uma série de

doenças  ao  ficarmos  adultos    ao  envelhecermos. Daí  a importância das crianças receberem uma alimentação

adequada no ambiente escolar.

        Basta uma alimentação sem todos os nutrientes de que precisam, a inconveniência de permanecerem longos

períodos em jejum, para que estes processos sejam, de alguma forma, afetados.

        Por outro lado,  a  alimentação em excesso, e o estilo de vida sedentário, podem levar a obesidade. Mas uma

alimentação nutricionalmente adequada, durante  a  infância  e  adolescência, associada à ausência de doenças ou

deficiência  hormonal,  promove  o   crescimento   e   desenvolvimento  de  acordo  com  o  potencial  genético,  um

aproveitamento escolar mais satisfatório, menor risco de doenças na fase adulta e senil e melhor qualidade de vida.

        Por  tudo  isto,  é fácil  perceber que  o  ambiente escolar é, além de favorável para a construção da cidadania,

excelente também para contribuir na formação de bons hábitos alimentares e na saúde das crianças. É nele que as

crianças passam a maior parte de seu dia e, portanto, este  local  tem  grande  importância  na  formação  de  seus

 valores e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

        Estimular as crianças e dar-lhes condições favoráveis para que experimentem sabores diferentes, faz com que

elas tenham uma relação saudável com os alimentos e aprendam sobre seu valor  nutricional  e  a  importância que

têm na sua saúde.

 

Édna Souza Goulart Silva

Supervisora Técnica da Merenda Escolar da Subsecretaria Regional de Educação de Goiás

 

 Fonte: Guia Prático de Operacionalização do Programa de Alimentação e Nutriução do Estado de Goiás.